quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PERSONALIDADES - CARTOLA


Hoje estaria completando 104 anos um dos grandes mestres do samba.
Ah como eu gostaria de ter tido a oportunidade de sentar ao seu lado e vê-lo dedilhar o violão, cigarrinho na boca e aquela voz que embalava todos os corações.
Agenor de Oliveira, era assim que se chamava nosso grande Cartola. Nasceu em 11 de outubro de 1908 e nos deixou em 30 de novembro de 1980. Eu tinha acabado de completar 3 anos quando ele faleceu, mas a presença dele é muito forte em muito momentos da minha vida, em minhas lembranças...
Carioca do Catete, aprendeu criança a tocar cavaquinho e violão com seu próprio pai, mas a família numerosa e as dificuldades financeiras os fizeram mudar para o Morro da Mangueira, onde logo fez amizade com Carlos Cachaça entre outros boêmios.
Aos 15 anos após a morte de sua mãe abandona os estudos e vai trabalhar como mestre de obras. Devido ao sol excessivo usava constantemente um chapéu-coco e dai surge o apelido de Cartola.
Com um grupo de sambistas amigos criou o Bloco dos Arengueiros e logo em seguida funda a Estação Primeira de Mangueira.
Falar de Cartola é história para muitas páginas, mas hoje passei para prestar minha homenagem.
Farei em breve uma abordagem mais rica de detalhes para todos vcs que como eu admiram o grande Mestre Cartola.

Ainda é cedo amor, mal começaste a conhecer a vida, já anuncia a hora de partida, sem saber mesmo o rumo que ira tomar, preste atenção querida, de cada flor tu herdaras só o cinismo ....




                              SALVE SALVE CARTOLA !!!


3 comentários:

  1. Parabéns pelas notícias! Posts ótimos!
    Muito sucesso! :)

    ResponderExcluir
  2. Só não fui porque estou muito longe...
    Adorei o blog.
    Me faz ficar mais pertinho do meu Rio.
    Um abraço.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir