terça-feira, 31 de julho de 2012

HISTÓRIA DO SAMBA I

História do Samba - Primeira parte


Você alguma vez se perguntou quem foi o criador desse ritmo musical que não deixa ninguém ficar parado? Tentarei contar para vocês um pouco da história dessa paixão nacional.

Os africanos que foram trazidos ao Brasil como escravos trouxeram um ritmo em sua religiosidade que precisou ser adaptado a realidade que viviam. Segundo alguns pesquisadores, apesar de estar presente em vários estados do país, do Maranhão à São Paulo e sob a forma de diversos ritmos e danças, é do lundu que descende o samba. Originado em Angola, o lundu era muito popular no século XVIII entre os escravos da região do Recôncavo Baiano. Consistia em uma dança de roda onde um dançarino no centro dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e para convidar outro participante da roda dava uma "umbigada" e este entrava no meio do círculo.
Com a transferência, no meio do século XIX, de uma grande quantidade de escravos da região da Bahia para o Vale do Paraíba, com a desvalorização do café e em seguida a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se para a então capital do Império, o Rio de Janeiro.
As regiões da Saúde, Gamboa, Praça XI, entre outras, foram as escolhidas como moradia e nas festas de terreiro começam a divulgação dos ritmos africanos entre a Corte.
Este seria o ponto inicial do nosso samba !


Nenhum comentário:

Postar um comentário