sábado, 20 de outubro de 2012

COMPOSITORES - ENTREVISTA


Entrevista com o compositor Luís Caffé

Numa noite de terça-feira de temperatura muito agradável me dirigi a Lapa para um encontro com o compositor Luís Caffé. Apesar de não me considerar uma pessoa tímida, confesso que estava tensa.
Minha primeira entrevista !
Claro que estou longe de ser uma repórter estilo Lois Lane.
Eu e minha determinação chegamos atrasadas, mas de longe visualizei o Caffé e seu chapéu que segundo ele é sua marca. Andamos um pouco pelas ruas da Lapa e paramos num barzinho da Mem de Sá.
Pessoa simples, de fala mansa e de um papo muito agradável. Descobrimos que somos virginianos, eu do dia 02/09 e ele do dia 06/09. Claro que para virginiano o que não falta é assunto.
Brahma gelada na mesa, cigarro no dedo e lá vai pergunta !

Luís Caffé começou na música ainda criança. Aos 6 anos ouviu no rádio "Todo menino é um rei" de Roberto Ribeiro e ai tem início sua paixão pelo samba.
Quando perguntei se ele tinha alguma profissão paralela, o que é muito comum no mundo da música, ele me respondeu : " Trilhei muitos caminhos, mas hoje vivo do samba e para o samba " Achei lindo !!!
Cria da Lapa, acompanhou todo o processo de revitalização do bairro, viu a juventude se re-apaixonar pelo samba, novas vozes e novos talentos surgirem.
Assumindo a vida de sambista formou o seu primeiro grupo chamado Nó na Gravata com seu colega e também compositor Mingo. Os shows tinham repertório de clássicos do samba e de composições suas e de seus parceiros. Em dezembro de 2007 juntou-se a Marquinhos Diniz (filho de Monarco da Portela) e Anderson Baiaco e compõem um samba em Exaltação ao Boteco Beco do Rato (Lapa) para um concurso organizado pelo próprio boteco e são vencedores. Em 2008 em parceria com Orlando Magrinho e Ferreira vencem o concurso Sambrahma. Em 2010 Diogo Nogueira grava em seu DVD "Sou Eu" uma de suas composições inéditas feita com seus parceiros "A Vitória demora mais vem", música que também está presente no DVD "Quintal do Pagodinho". No próximo CD do Grupo Galocantô também terá composição sua "Dom Juan virtual o galã da internet". Em parceria com Juca Ferreira "Saravei a Banda" ficou entre as 10 primeiras na maior mostra de samba do país, a Expo Samba- SP e estará presente no DVD com lançamento em breve.
Vi sentado ali na minha frente um homem determinado e realmente apaixonado pelo que faz.
Todos que passavam o cumprimentavam e ele me disse que ali era o seu quintal, que está sempre pelo Rena, pela Pedra do Sal e também por bares de SP, Ó do Borogodó, Tonicos Bar...
Finalizando nosso papo ele me disse que suas composições são cheias de poesia, alguma melancolia, que transpiram emoção e muito ritmo e gingado características do carioca.
Me despedi com a promessa de um dia ir prestigiar uma roda de samba dele e pretendo faze-lo em breve, mas isso será uma história para publicar no "Eu Fui".



Luís Caffé : contatos (21) 2481-5401 / (21) 8524-5401
                   email : cafesamba@yahoo.com.br
                    www.facebook.com.br/luis.caffe






A VITÓRIA DEMORA MAIS VEM


E lá vou eu saindo para o batente
Antes mesmo do galo cantar
Sempre correndo na frente 
Espero a minha estrela brilhar
Não sou de atrasar, nem tão pouco puxar
O tapete de ninguém
Nessa vida nada é por acaso
Pra quem nasceu predestinado 
A vitória demora mas vem

A vitória demora mas vem (8x)

Guerreiro não foge a luta
Eu tô sempre na disputa
Em pró de um amanhã melhor (bem melhor)
Pego firme na labuta 
Malandro é quem escuta bom conselho
Pra não ficar na pior (na pior)
Eu vou compondo minha história 
Guardo em minha memória
Quem sempre me fez o bem (fez o bem)
Aprendi pra ensinar o ensinamento
Que tudo na vida tem seu tempo, tem
A vitória demora mas vem 

A vitória demora mas vem (8x)

4 comentários:

  1. amiga nao se preucupe vc ira chega la eu garanto confie no seu trabalho e em vc q vc ira conquista tudo nessa vida nao sou bom e pt-br + entende q estou aqui para te dar uma força no q vc precisar ok bjbj q quem muito te ama

    ResponderExcluir
  2. É importante destacar o talento de nossos compositores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Felicito-a pela criação desta fonte de pesquisa para os aficcionados pela boa música popular brasileira.

    ResponderExcluir